quinta-feira, 21 de junho de 2012

Yule


A noite mais longa fria do ano chegou. Os ritos de renascimento foram feitos. O Solstício de Inverno é celebrado no hemisfério sul entre os dias 20 e 25 de junho, sendo a data do solstício a madrugada do dia 21. O Solstício marca o fim do outono e inicio do inverno, sendo celebrado por festa e festivais de diferentes nomes, Festa do Inverno, Festival do Solstício, Festa da Neve, A chegada do Rei Carvalho, Festival de Yule.  
O Festival de Yule marca o inicio da estação mais fria e com as noites mais longas, entretanto a Criança da Promessa representa a esperança do retorno dos dias quente e de luz. Entretanto o Deus Sol é ainda uma frágil criança e cresce e se fortalece nos braços e seios da Deusa Mãe. Nos tempos antigos em que os povoados necessitavam das colheitas de seus campos para sobreviverem o inverno marcava um período de privação, provações e de morte. Nesse período a sobrevivência dos clãs e aldeias era garantida pela bravura dos hábeis caçadores, que por muitas vezes sacrificavam sua vida em prol da garantia de comida para a aldeia.
Deste modo o Deus Sol era símbolo da esperança no retorno dos dias quente e de luz. Assim como o Deus crescia ao longo do inverno, as noites vão se tornando mais curtas e os dias mais quentes e é nesse período em que acontece o plantio das primeiras sementes. Essa data simboliza o momento em que renasce a força, a vitalidade e a fertilidade da terra. O Jovem Deus renasce trazendo a energia de esperança da Criança da Promessa.
No hemisfério norte a data do solstício de inverno cai entre 20 e 22 de dezembro, sendo celebrado por até duas semanas. A celebração da Festa do Solstício celebra o retorno do Deus Sol ou da Criança da Promessa, data relacionada ao nascimento de várias divindades solares pagãs; Mitra, Iachos, Febo, entre outros. Sendo que durante a cristianização o festival foi transformado no Natal Cristão com os seus elementos absorvidos pela nova religião e os atributos dos deuses foram incorporados a Cristo.
Hoje com o resgate das religiosidades pagã e sua adaptação a evolução energética e espiritual do planeta vê nessa data o momento em que a vida renasce, se inicia um novo ciclo energético e espiritual, marcado pelo crescimento da fertilidade e prosperidade e acima de tudo do resgate da espiritualidade pagã em nossos caminhos. Se antes nossos antepassados necessitavam da caça e do racionamento da comida para sobreviverem, hoje nós necessitamos do equilíbrio espiritual e material para vivermos plenamente. Numa sociedade em que o ganho não se dá mais sobre o que se planta e caça e sim sobre o trabalho prestado, o Yule marca o inicio de um período para novos projetos, inicio de novos negócios, momento para ousar e crescer.
Sendo tradicional que durante as celebrações da noite do Solstício ocorra a re-consagração dos caldeirões, no qual em covens ou mesmo solitariamente, se passa a noite acordados com o caldeirão rodeado por velas e durante o amanhecer se acenda uma vela dentro do caldeirão simbolizando o nascimento do novo deus sol. Sendo comum à realização de feitiços e sortilégios para proteção, fertilidade da terra, prosperidade. Sendo comum a confecção do Tronco de Yule para proteção.

Relações
Deuses: Deusas mães e Deuses Crianças.
Ervas: Cardo santo, louro, cedro, camomila, sempre-viva, fruto do loureiro,
olibano, azevinho, junípero, visgo, musgo, carvalho, pinhas, alecrim, sálvia.
Pedras: Olho de Gato, rubi, diamante, quartzo.
Incensos: Cardo santo, louro, pinho, alecrim, canela, mirra,
Velas e cores: Dourado, vermelho, verde, azul, branco.

Costumes
· Enfeitar um tronco com vários símbolos solares e depois queimá-lo (Tronco
de Yule).
· Decorar a casa com símbolos do festival, tais como estrelas, sol, lua, sinos,
rodas solares, seres elementares e bonecos de neve.
· Trocar presentes
· Fazer representações da Criança da Promessa e de Deuses Solares.
· Passear na natureza.
· Fazer bonecos de neve.
· Tocar sinos e tambores.
· Fazer guirlandas de pipocas com mel e dependurá-las em árvores.
· Deixar presentes na natureza para os elementais.
· Pendurar guizos nas janelas.
· Acender o caldeirão e manter o fogo até o amanhecer.
· Acender uma vela em cada cômodo da casa.

Comidas e Bebidas
Carnes (peixes, aves, gado ou porco), frutas secas, especiarias, batata, maçã, pêras,
cenouras, alho-poro, nabo, nozes, amêndoas, laranja, gengibre, biscoito, mel, rabanadas,
broas, tortas, pizzas, chocolate, derivados de leite, leite, vinho, cerveja, cidra, ponche, chás,
leite com mel, chocolate quente.





Yule - Deusa Mãe e Deus Sol
Tora de Yule





Meu Caldeirão em Yule 




Nenhum comentário:

Postar um comentário